Descrição
Indice:
1. Código de Soldagem EstruturalAço
2. Projeto de Conexões Soldadas.
3. Pré-qualificação de WPSs
4. Qualificação
5. Fabricação
6. Inspeção
7. Soldagem de Pinos
8. Fortalecendo e Reparando Estruturas Existentes
Anexos
Anexo A (Normativo) Garganta Efetiva
Anexo B (Normativo) Gargantas Efetivas de Soldas de Filete em Juntas Oblíquas em T
Anexo D (Normativo)Aplainamento de Braçadeiras de TraveEstruturas Estaticamente Carregadas
Anexo E (Normativo)Aplainamento de Braçadeiras de TraveEstruturas Ciclicamente Carregadas
Anexo F (Normativo)Gráficos de Conteúdo de Temperatura-Umidade
Anexo G (Normativo)Requisitos de Qualificação de Fabricante de Base de Pinos
Anexo H (Normativo)Qualificação e Calibragem de Unidades UT com Outros Blocos de Referência Aprovados
Anexo I (Normativo)Orientação sobre Métodos Alternativos de Determinar Pré-aquecimento
Anexo J (Normativo)Símbolos para Projeto de Solda de Conexão Tubular
Anexo K (Informativo)Termos e Definições
Anexo L (Informativo)Guia para Escritores de Especificação
Anexo M (Informativo)Formulários de Inspeção e Qualificação de Equipamento UT
Anexo N (Informativo)Formulários de Amostra de Soldagem
Anexo O (Informativo) Diretrizes para a Preparação de Questões Técnicas para o Comitê de Soldagem
Anexo P (Informativo)Ângulo Diedro Local
Anexo Q (Informativo)Conteúdos de WPS Pré-qualificado
Anexo R (Informativo)Práticas Seguras
Anexo S (Informativo)Exame UT de Soldas por Teste de Ultrassografia – Técnicas Alternativas
Anexo T (Informativo)Parâmetro Oval Alfa
Anexo U (Informativo)Lista de Documentos de Referência
Anexo V (Informativo)Propriedades de Resistência de Metal de Adição
Esse código AWS D1.1/D1.1M contém os requisitos para fabricar e erigir estruturas de aço soldadas. Quando esse código é estipulado em documentos de contrato, deve ser requisitada conformidade com todas as provisões do código, exceto por aquelas provisões que o engenheiro (ver 1.4.1) ou documentos de contrato especificamente modifiquem ou isentem. As cláusulas 1 a 8 constituem um corpo de regras para a regulamentação de solda nas construções com aço. Neste código existem nove anexos normativos e 12 informativos. Os comentários sobre o código estão inclusos neste documento.
A seguir está um resumo das cláusulas do código:
1. Requisitos Gerais. Essa cláusula contém informações básicas sobre o âmbito e limitações do código, definições chave e principais responsabilidades das partes envolvidas com fabricação de aço.
2. Projeto de Conexões Soldadas. Essa cláusula contém requisitos para projeto de conexões soldadas compostas de produtos membros de forma tubular e não tubular. 3. Pré-qualificação. Essa cláusula contém os requisitos para isentar uma WPS (Welding Procedure Specification Especificação de Procedimento de Soldagem) dos requisitos de qualificação de WPS deste código.
4. Qualificação. Essa cláusula contém os requisitos para qualificação WPS e os testes de qualificação requeridos que devem ser passados a toda a equipe de soldagem (soldadores, operadores de soldagem e soldadores de solda provisória) para realizar soldagens de acordo com este código. 5. Fabricação. Essa cláusula contém requisitos gerais de fabricação e ereção aplicáveis a estruturas de aço soldadas governadas por este código, inclusive os requisitos para metais base, consumíveis de soldagem, técnica de soldagem, detalhes de solda, preparação e montagem de material, mão de obra, reparo de solda, e outros requisitos.
6. Inspeção. Essa cláusula contém critérios para a qualificação e responsabilidades de inspetores, critérios de aceitação para soldas de produção, e procedimentos padrão para realizar inspeção visual e NDT (ensaio não destrutivo).
7. Soldagem de Pinos. Essa cláusula contém os requisitos para a soldagem de pinos em aço estrutural.
8. Reforço e Reparo de Estruturas Existentes. Essa cláusula contém informações básicas pertinentes à modificação de solda ou reparo de estruturas de aço existentes.
1.2 Limitações – Este código foi especificamente desenvolvido para estruturas de aço soldadas que utilizam aço carbono ou de baixa liga que são 1/8 in [3 mm] ou mais espessos, com um limite de escoamento específico mínimo de 100 ksi [690 MPa] ou menos. O código pode ser conveniente para gerenciar as fabricações estruturais fora do âmbito do objetivo pretendido. No entanto, o engenheiro deve avaliar tal conveniência, e baseado em tais avaliações, incorporar a documentos de contrato quaisquer alterações necessárias aos requisitos do código para tratar dos requisitos específicos da aplicação que está fora do âmbito do código. O Comitê de Soldagem Estrutural encoraja o engenheiro a considerar a sua aplicabilidade.